8 de maio de 2018

A IMPORTÂNCIA DA ÁREA COMERCIAL


Olá, amigo leitor!

Todos nós, seres humanos vendemos alguma coisa, vendemos nosso tempo para as empresas que nos contratam, as empresas que trabalham diretamente com o público vendem serviços ou produtos produzidos por elas, as livrarias vendem livros, as escolas vendem além do atendimento, infra-estrutura e conhecimento que é transferido para os seus alunos.

Como todos sabem, uma empresa para existir no mercado precisa influenciar pessoas, fazendo os consumidores se interessarem pelos seus produtos ou serviços.

Com isso, o Departamento de Marketing entra em ação e investe pesadamente alguns milhões de reais para que essa experiência atinja positivamente o público, fazendo com que o consumidor ao experimentar um produto se torne fiel a empresa e ao produto, e, passe a divulgar para seus conhecidos, criando assim um vínculo afetivo, chegando ao ponto de criar nas gerações familiares consumidores assíduos.

Quando a empresa monitora o Ciclo de Vida do Produto que ela comercializa, é interessante notar que a empresa ao longo do tempo faz pequenas modificações para dar a impressão que o produto se encontra em processo de melhoria contínua.

Mas, chega um momento que as melhorias aplicadas não fazem mais efeito na escolha do produto pelo consumidor, neste momento a empresa deve optar por uma inovação radical, como foi o caso das Sandálias Havaianas.

Como todos sabem, a mudança no visual e nos novos formatos, fez com que o produto ganhasse novo fôlego e mudança na classe social do consumidor, hoje este produto é encontrado em lojas da própria marca em Shopping Center das grandes capitais do país, antigamente este produto era encontrado nas gôndolas dos supermercados ou mesmo mercearias de bairros.

Como vocês podem ver, o Departamento de Marketing é o verdadeiro centro nervoso de uma empresa, pois, é, através dele que se monitora as vendas de um produto ou serviço.

A IMPORTÂNCIA DOS VENDEDORES...

Os vendedores ou representantes comerciais de uma empresa são responsáveis em desbravar o mercado diariamente na busca incessante por manter os clientes da sua empresa comprando ou mesmo prospectar novos pontos de venda, para que o produto possa ser divulgado e adquirido na região em que são responsáveis.

Por isso, a profissão de “vendedor” é digna, vendas não é uma profissão para qualquer um, existe um perfil para que essa pessoa possa vencer na profissão.

A profissão de vendedor é uma profissão que exige da pessoa que segue essa carreira um estudo contínuo do comportamento humano, pois está em contato direto com o consumidor e muita disciplina diária, eles fazem todos os dias seus horários de trabalho, além do salário mensal.

Existe o fator de empatia, técnica de vendas, determinação, pois, vai ouvir muitos NÃOS, até chegar a primeira venda, para isso, o vendedor novato tem que ter um acompanhamento do seu supervisor e apoio dos colegas, tem que aprender administrar as comissões para dar um futuro digno para seus familiares e muito jogo de cintura.

Muitos vendedores novatos acham que vão ter sucesso se eles derem um grande desconto no produto, outros acham que uma “pequena mentirinha” não vai afetar a venda, como todos sabem existe até o receio do cliente com o famoso “papo de vendedor”, como se ele fosse um “grande mentiroso”, que só está lá pela comissão que vai ganhar. 

Agora, o grande pulo do gato nesta profissão é saber ouvir, o vendedor deve praticar todos os dias essa técnica, pois quem está comprando algo de você quer ser ouvido e você como um bom vendedor deve ter a perspicácia de ouvir o potencial cliente para saber argumentar e mostrar para esse cliente como o seu produto vai ajudá-lo.

É nas entrelinhas que você consegue detectar as necessidades do cliente e expor o seu produto para que ele solucione o problema do cliente.

A VERDADEIRA VENDA DE UM PRODUTO OU SERVIÇO É QUANDO TODOS GANHAM...

Até a próxima!



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