1 de maio de 2018

O JEITINHO BRASILEIRO


Olá, amigo leitor!

Hoje me senti inspirado para escrever sobre o tema “O Jeitinho Brasileiro” para resolver problemas.
É interessante notar que cada país tem na essência do seu povo algo ou algum comportamento que o definem, no caso do Brasil o mundo todo reconhece a nossa capacidade criativa em solucionar problemas no vulgo popular “dar um jeito nas coisas, dar seus pulos”, mas o mundo e a mídia internacional vê como forma de ludibriar ou tirar alguma vantagem, visto o que está acontecendo em nosso país com tantos escândalos.

Uma coisa nós percebemos, o Brasil não é um bom vendedor de imagem para o mundo, existem alguns países que são melhores que nós neste quesito, vendem o país com mais facilidade, é, notório que alguns brasileiros acreditam que a mudança de país vai melhorar a vida deles.

Cada país “vende uma idéia de vida”, por exemplo, os Estados Unidos sabem utilizar o marketing para divulgar que as pessoas que moram lá são prósperas, o Natal deles é incrível, com neve e tudo mais, as grandes redes de lojas incentivam o consumo com grandes promoções, é uma característica daquele povo, o patriotismo também é incrível, é realmente uma grande nação.

O Japão vende a idéia de um povo com tradições milenares da época dos Samurais, com excelência em cada atitude, cada postura. É um povo que acredita na honestidade e confiança, a palavra dada por uma pessoa tem o seu valor. A qualidade dos produtos também é inquestionável, principalmente quando foi desenvolvido nas indústrias após a Segunda Guerra Mundial o “Sistema da Qualidade Total”, implantado por Deming e demais colaboradores fazendo com que esse país desse um grande salto no quesito qualidade.

Como vocês podem ver cada país tem seus prós e contras, lógico que neste texto me mantive nas qualidades positivas, acredito que assim como esses países também tem quesitos sociais para melhorar, faz parte da vida.

O Brasil também tem seus prós, seu povo não tem distinção de raça ou credo, é um povo hospitaleiro, vende a sua festa conhecida como Carnaval para o mundo de forma espetacular, o clima é sempre favorável, suas praias são belíssimas e conhecidas no mundo, principalmente o Rio de Janeiro e as praias do Nordeste.

Mas o Jeitinho Brasileiro é só nosso, eu muitas vezes já comentei com a minha esposa que deveríamos mudar essa forma pejorativa de classificar o brasileiro, acredito que vender uma imagem ou mesmo mudar essa imagem vai ser um caminho longo, na realidade acredito que o jeito correto de classificar o brasileiro seria o “Jeito Criativo do Brasileiro” seria mostrar ao mundo como a nossa criatividade pode beneficiar o planeta terra através da melhoria do meio ambiente, melhorar a qualidade da educação, melhorando a qualidade e o salário dos professores, melhorar a qualidade das famílias educando os pais, melhorar a qualidade do profissional, melhorando a qualidade das empresas, com isso, teríamos mais espaço para criação de empregos devido ao aumento de demanda, uma colaboração do Governo com a diminuição da carga tributária sobre as empresas e seus colaboradores, o Governo deveria vender ao mundo as grandes empresas e seus serviços, igual o que fazem alguns países de primeiro mundo.

O principal, reduzir drasticamente ou mesmo eliminar a possibilidade de ocorrer corrupção entre empresas e Governo, sei que parece utópico, mas com boa vontade e trabalho à longo prazo poderíamos mudar o Brasil para que a futura geração de brasileiros pudessem continuar a acreditar nesta maravilhosa nação.

Aí, sim, o “Jeitinho Criativo do Brasileiro” seria respeitado no mundo.

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário