Olá, amigo
leitor!
Hoje me
senti inspirado para escrever sobre o tema “O Jeitinho Brasileiro” para
resolver problemas.
É
interessante notar que cada país tem na essência do seu povo algo ou algum
comportamento que o definem, no caso do Brasil o mundo todo reconhece a nossa
capacidade criativa em solucionar problemas no vulgo popular “dar um jeito nas
coisas, dar seus pulos”, mas o mundo e a mídia internacional vê como forma de
ludibriar ou tirar alguma vantagem, visto o que está acontecendo em nosso país
com tantos escândalos.
Uma coisa
nós percebemos, o Brasil não é um bom vendedor de imagem para o mundo, existem
alguns países que são melhores que nós neste quesito, vendem o país com mais
facilidade, é, notório que alguns brasileiros acreditam que a mudança de país
vai melhorar a vida deles.
Cada país “vende
uma idéia de vida”, por exemplo, os Estados Unidos sabem utilizar o marketing
para divulgar que as pessoas que moram lá são prósperas, o Natal deles é
incrível, com neve e tudo mais, as grandes redes de lojas incentivam o consumo
com grandes promoções, é uma característica daquele povo, o patriotismo também
é incrível, é realmente uma grande nação.
O Japão
vende a idéia de um povo com tradições milenares da época dos Samurais, com excelência
em cada atitude, cada postura. É um povo que acredita na honestidade e
confiança, a palavra dada por uma pessoa tem o seu valor. A qualidade dos
produtos também é inquestionável, principalmente quando foi desenvolvido nas
indústrias após a Segunda Guerra Mundial o “Sistema da Qualidade Total”,
implantado por Deming e demais colaboradores fazendo com que esse país desse um
grande salto no quesito qualidade.
Como vocês
podem ver cada país tem seus prós e contras, lógico que neste texto me mantive
nas qualidades positivas, acredito que assim como esses países também tem
quesitos sociais para melhorar, faz parte da vida.
O Brasil também
tem seus prós, seu povo não tem distinção de raça ou credo, é um povo hospitaleiro,
vende a sua festa conhecida como Carnaval para o mundo de forma espetacular, o
clima é sempre favorável, suas praias são belíssimas e conhecidas no mundo,
principalmente o Rio de Janeiro e as praias do Nordeste.
Mas o
Jeitinho Brasileiro é só nosso, eu muitas vezes já comentei com a minha esposa
que deveríamos mudar essa forma pejorativa de classificar o brasileiro,
acredito que vender uma imagem ou mesmo mudar essa imagem vai ser um caminho
longo, na realidade acredito que o jeito correto de classificar o brasileiro
seria o “Jeito Criativo do Brasileiro” seria mostrar ao mundo como a nossa
criatividade pode beneficiar o planeta terra através da melhoria do meio
ambiente, melhorar a qualidade da educação, melhorando a qualidade e o salário
dos professores, melhorar a qualidade das famílias educando os pais, melhorar a
qualidade do profissional, melhorando a qualidade das empresas, com isso,
teríamos mais espaço para criação de empregos devido ao aumento de demanda, uma
colaboração do Governo com a diminuição da carga tributária sobre as empresas e
seus colaboradores, o Governo deveria vender ao mundo as grandes empresas e
seus serviços, igual o que fazem alguns países de primeiro mundo.
O principal,
reduzir drasticamente ou mesmo eliminar a possibilidade de ocorrer corrupção
entre empresas e Governo, sei que parece utópico, mas com boa vontade e
trabalho à longo prazo poderíamos mudar o Brasil para que a futura geração de
brasileiros pudessem continuar a acreditar nesta maravilhosa nação.
Aí, sim, o “Jeitinho
Criativo do Brasileiro” seria respeitado no mundo.
Até a
próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário