7 de outubro de 2018

COMO SER UM PROFISSIONAL DE SUCESSO?


Olá, amigo leitor!
Pergunta interessante, não?
No campo do desenvolvimento humano, existem várias divisões e habilidades inerentes como desenvolvimento de vida, familiar, profissional, espiritual, social, mas hoje falarei da importância do desenvolvimento profissional.
Neste quesito já escrevi alguns textos, aprofundarei o estudo, a reflexão, pois, este campo “toma” muito tempo da nossa vida e é importante que estejamos sempre atentos em como nos tornar cada dia melhores, cada dia mais produtivo, isso nos faz se sentir útil e competitivo.
Pois bem, iniciando nossa apresentação, faço a seguinte indagação?
Como você se vê como profissional?
Você é uma pessoa que gosta de estudar sobre a sua profissão, gosta de ler artigos em revistas especializadas, ou mesmo ler constantemente tudo que é inerente a sua atividade atual?
Você conversa com pessoas que exercem a mesma profissão que você, só que em empresas diferentes?
Você está feliz com a sua posição atual?
Você acha que estagnou na carreira e se sente desmotivado?
Como vocês podem ver, existe uma infinidade de questionamentos que tenho certeza que todos os profissionais fazem para si mesmos em algum momento da vida profissional.
A sensação é que “estamos perdidos e sem direção”, não é mesmo?
Fique tranqüilo caro leitor, você não está sozinho neste conjunto de sentimentos, você faz parte de milhares de profissionais que chegaram na maturidade profissional e necessita de inovação, essa sensação faz parte da vida, é inerente ao ser humano.
Gostaria de ajudá-los a inovar da seguinte forma!
Crie um plano de revitalização ou renovação da carreira.
A vida é feita de ciclos existenciais, igual ao Ciclo de Vida do Produto estudado no Marketing.
Quando chegamos a maturidade profissional, e ficamos muito tempo nesta posição sem nenhum desafio, temos que tomar o cuidado para não perdermos a motivação e começarmos a fase de declínio, onde corre-se o risco de ser criticado pelos superiores ou mesmo pelos subordinados e começa a se “queimar” na empresa até ser demitido.
Muitos profissionais do mercado até se questionam, “mas estava tudo certo comigo, o que será que aconteceu”, justamente por não entender este ciclo existencial profissional, alguns profissionais que até então eram estrelas do negócio, passam a ser abacaxi e aí são demitidos e entram em depressão.(Análise feita pela Matriz BCG)
É interessante que no passado não se ensinava aos profissionais do mercado a necessidade da inovação incremental da carreira.
Mas o que é inovação incremental?
O gráfico do ciclo de vida do produto, existe um espaço entre a introdução e a maturidade chamado crescimento, este espaço é preenchido por inovações incrementais do produto (pequenas melhorias que o produto sofre para beneficiar o consumidor), com a carreira podemos fazer a mesma coisa.
Sabe aquela busca constante que fazemos dia a dia para melhorar o nosso trabalho e ser elogiado pelo chefe, ou mesmo a ambição em almejar algum cargo ou fazer algum curso que possa agregar na carreira sem que o chefe peça para você fazer, isso é a inovação incremental que devemos fazer até chegar ao cargo máximo dentro empresa, mas quando se chega ao topo, muitas pessoas não sabem como lidar com a falta de desafio que o impulsionava no dia a dia até então, muitas entram até em depressão e começam a trocar os pés pelas mãos, elas eram obcecadas em atingir a meta, essa era a sua razão de viver.
Existem profissionais do mercado que não se conhecem como pessoa (não conhecem a si mesmo ou suas habilidades), ambicionam uma posição profissional, mas quando atingem, descobrem que não nasceram para exercer o que escolheram e aí buscam novamente algo que os desafiem, começando tudo de novo, um novo ciclo de vida.
Você pode até estar se questionando, como assim, tanto esforço para nada?
Esta postura é mais comum que se possa parecer, quantas pessoas que eu conheço já passaram por isso, fizeram os mesmos questionamentos que eu escrevi no início do texto, quantas ainda vão passar.
A vida de cada pessoa é um mistério a ser desvendado, cada um tem uma missão de vida, mas ainda não se encontrou nesta missão, eu vejo pelo menos um movimento positivo na pessoa que está passando por isso, ela está buscando “algo”, ela não está parada vendo a vida passar.
Incremente Vida na jornada da Vida Profissional!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário