16 de março de 2016

EMPRESÁRIO, SAIBA CONTROLAR SEUS GASTOS EM TEMPOS DE CRISE


Olá, amigo leitor!

Creio que a cada dia, estamos nos tornando especialistas da nossa própria vida.

Cuidando principalmente dos gastos pessoais e também empresariais, afinal, a empresa que nos dá o emprego trabalha nos dias de hoje, buscando a cada dia produzir mais com menos.

Independente de ser funcionário ou dono, com a crise política e econômica que está instalada  no país, criamos uma consciência de que estamos todos no mesmo barco e devemos aprender a conter os gastos pessoais, afinal, ninguém sabe o dia de amanhã.

Todo empresário tem sobre sua responsabilidade muitas famílias, e para sua empresa superar a crise, deve contar com a ajuda de todos os colaboradores na contenção dos gastos supérfluos que geram o aumento do endividamento e perda de liquidez da empresa (capacidade para honrar suas dívidas mensais).

Chamo a atenção do empresário para que ele não confunda o dinheiro da empresa como seu dinheiro pessoal, muitas empresas já fecharam por esse motivo.

Não falta trabalho para o departamento de marketing com:

Aumento de ofertas de produtos na tentativa de se manterem competitivas e sobreviver no mercado.

Liquidação de estoque em lojas e supermercados, nem se fala, bom para o consumidor que pode adquirir produtos a preços bem atrativos, lógico, se tiver dinheiro em mãos, caso contrário perde a oportunidade de negócio.

O numero de telefonemas de call-center vendendo produtos também aumentou, as inserções na mídia televisiva e do rádio tiveram um aumento expressivo, bom para esses segmentos que aumentaram seus faturamentos, agora as empresas que fizeram essas inserções rezam para que tenha retorno no investimento seja rápido.

Formula usada para argumento de vendas:

VPC=B-c

VPC(Valor Percebido pelo Cliente)

B=Benefício(qual o benefício que o produto proporciona, esse é o diferencial usado pelos vendedores)

c=Custo(Se o produto satisfizer o cliente não dando problemas para ele o custo do investimento se torna barato, por isso usei letra minúscula para o custo).

Na estratégia empresarial o empresário deve administrar a empresa como um todo e observar a rotatividade do estoque, pois, isso mostra a circulação do dinheiro na empresa.

A contabilidade deve estar no sangue deste empresário, porque ele deve enxergar o dinheiro circulando na empresa e observar onde existe ralo (por onde o dinheiro se perde, sem retorno garantido) e gargalo onde a circulação emperra por falta de: processos adequados, negociações mal feitas pelos vendedores que estão de olho em suas comissões não se importando com o prazo acordado com o cliente, etc.

Se é uma empresa que produz e vende vários produtos, o empresário tem que avaliar o ciclo de vida de cada produto, aumentando logicamente a produção do produto que mais traz rentabilidade para a empresa e diminuindo a produção do produto que está em vias de ser eliminado do mercado.

Muitas vezes colocar o produto novo no mercado é algo que o departamento de marketing e financeiro deve estudar a estratégia para que o produto tenha uma rápida aceitação do consumidor (qual a classe social do consumidor), a questão do preço que será aplicado sobre o produto, esse é o ponto estratégico para divulgar o produto e trazer o consumidor a voltar a comprá-lo.

Como você pode ver, a vida do empresário é uma montanha russa, com altos e baixos e muitas vezes após uma descida em alta velocidade, existe uma curva acentuada ou para a direita ou esquerda, logo após uma subida tão grande que ele se pergunta se vai ter energia suficiente para chegar ao topo e, isso é o mercado que comanda.

Hoje a nossa microeconomia é instável, devido ao aumento de pessoas desempregadas o poder de barganha está do lado destas pessoas, mas com o dinheiro da sua demissão e do seguro desemprego, eles conseguem manter uma sobrevida por alguns meses e o empresário tem que estar atento à circulação deste dinheiro para manter a sua empresa.

Sucesso a todos os empresários que sustentam a economia do Brasil

Mesmo em tempos de crise.

 

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