Olá, amigo leitor!
Creio que a
cada dia, estamos nos tornando especialistas da nossa própria vida.
Cuidando
principalmente dos gastos pessoais e também empresariais, afinal, a empresa que
nos dá o emprego trabalha nos dias de hoje, buscando a cada dia produzir mais com
menos.
Independente
de ser funcionário ou dono, com a crise política e econômica que está instalada
no país, criamos uma consciência de que
estamos todos no mesmo barco e devemos aprender a conter os gastos pessoais,
afinal, ninguém sabe o dia de amanhã.
Todo
empresário tem sobre sua responsabilidade muitas famílias, e para sua empresa
superar a crise, deve contar com a ajuda de todos os colaboradores na contenção
dos gastos supérfluos que geram o aumento do endividamento e perda de liquidez
da empresa (capacidade para honrar suas dívidas mensais).
Chamo a
atenção do empresário para que ele não confunda o dinheiro da empresa como seu
dinheiro pessoal, muitas empresas já fecharam por esse motivo.
Não falta
trabalho para o departamento de marketing com:
Aumento de
ofertas de produtos na tentativa de se manterem competitivas e sobreviver no
mercado.
Liquidação
de estoque em lojas e supermercados, nem se fala, bom para o consumidor que
pode adquirir produtos a preços bem atrativos, lógico, se tiver dinheiro em
mãos, caso contrário perde a oportunidade de negócio.
O numero de
telefonemas de call-center vendendo produtos também aumentou, as inserções na
mídia televisiva e do rádio tiveram um aumento expressivo, bom para esses
segmentos que aumentaram seus faturamentos, agora as empresas que fizeram essas
inserções rezam para que tenha retorno no investimento seja rápido.
Formula
usada para argumento de vendas:
VPC=B-c
VPC(Valor
Percebido pelo Cliente)
B=Benefício(qual
o benefício que o produto proporciona, esse é o diferencial usado pelos
vendedores)
c=Custo(Se o
produto satisfizer o cliente não dando problemas para ele o custo do
investimento se torna barato, por isso usei letra minúscula para o custo).
Na
estratégia empresarial o empresário deve administrar a empresa como um todo e
observar a rotatividade do estoque, pois, isso mostra a circulação do dinheiro
na empresa.
A
contabilidade deve estar no sangue deste empresário, porque ele deve enxergar o
dinheiro circulando na empresa e observar onde existe ralo (por onde o dinheiro
se perde, sem retorno garantido) e gargalo onde a circulação emperra por falta
de: processos adequados, negociações mal feitas pelos vendedores que estão de
olho em suas comissões não se importando com o prazo acordado com o cliente,
etc.
Se é uma
empresa que produz e vende vários produtos, o empresário tem que avaliar o
ciclo de vida de cada produto, aumentando logicamente a produção do produto que
mais traz rentabilidade para a empresa e diminuindo a produção do produto que
está em vias de ser eliminado do mercado.
Muitas vezes
colocar o produto novo no mercado é algo que o departamento de marketing e
financeiro deve estudar a estratégia para que o produto tenha uma rápida
aceitação do consumidor (qual a classe social do consumidor), a questão do
preço que será aplicado sobre o produto, esse é o ponto estratégico para
divulgar o produto e trazer o consumidor a voltar a comprá-lo.
Como você
pode ver, a vida do empresário é uma montanha russa, com altos e baixos e muitas
vezes após uma descida em alta velocidade, existe uma curva acentuada ou para a
direita ou esquerda, logo após uma subida tão grande que ele se pergunta se vai
ter energia suficiente para chegar ao topo e, isso é o mercado que comanda.
Hoje a nossa
microeconomia é instável, devido ao aumento de pessoas desempregadas o poder de
barganha está do lado destas pessoas, mas com o dinheiro da sua demissão e do
seguro desemprego, eles conseguem manter uma sobrevida por alguns meses e o
empresário tem que estar atento à circulação deste dinheiro para manter a sua
empresa.
Sucesso a
todos os empresários que sustentam a economia do Brasil
Mesmo em
tempos de crise.
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