28 de fevereiro de 2016

A POSTURA FAMILIAR AO SENTAR A MESA


 
Olá! Amigo Leitor.

Ao longo da vida sempre observei a postura das pessoas ao sentar a mesa, seja para tomar o café da manhã, almoçar, lanchar ou mesmo jantar.

É interessante ver como as pessoas interagem entre si ou mesmo a postura como sentam, alguns ficam de cabeça baixa, quietos, outros ficam se provocando, falando  da vida alheia, sei que cada um tem seu jeito, e, eu respeito, mas será que esta é a postura correta?

A mesa na casa das pessoas representa união, um local de comunhão, onde será dividido o alimento dado por Deus, onde Jesus compartilhou com seus discípulos o pão e o vinho, e não o local onde jogamos todos os problemas e raivas do dia a dia.

Outro dia no Shopping presenciei um pai brigando com seu filho adolescente, falando para o filho que ele não trabalhava por que o sustentava, isso foi degradante,  coloquei-me no lugar do filho e senti uma grande tristeza, afinal, o pai trabalha não só para sustentar o filho, mas para educá-lo com amor e ser um exemplo no lar.

Imagina como esse filho irá crescer ou mesmo quando for pai como irá educar seu filho?

Os pais acham que somente pegando pesado resolve o problema.

Pais, os filhos não são animais a serem domesticados ao seu bel prazer, filhos são educados para brilhar no mundo.

Também digo para não ser mole na educação dos filhos, deixando-os mimados, fora do rumo isso também não é ser pai, não é educar, mas, existe lugar certo para chamar a atenção dos filhos.

O mundo hoje vive uma crise, criada pelo próprio homem em crise existencial por não saber educar e cuidar da sua família, afinal, tudo tem um começo e o começo do mundo começa na família.

Como você pode julgar os outros se você mesmo pode estar contribuindo, sabendo ou não, para o aumento da crise mundial ou mesmo para a criminalidade.

Será que as pessoas que estão presas não estão lá por algum motivo familiar?

Será que foram rejeitadas quando estavam na barriga da mãe, ou vendo outras crianças tendo coisas materiais não se perderam cometendo algum furto?

Questione, reflita, pense ...antes de julgar o outro.

Pare e pense, será que eduquei meu filho com sabedoria para o mundo atual ou copiei o modelo ultrapassado do tempo do meu pai?

Existe o estudo da evolução da espécie instituído por Charles Darwin, se toda espécie  sofre evolução para sua melhoria e sobrevivência, será que o ser humano também não esta sofrendo essa mudança?

Será que a educação social acompanhou esse processo evolutivo?

Mas, os pais não percebem e tentam abafar a criatividade dos seus filhos que não podem ser melhores que eles?

Os pais não podem ser inseguros com relação à evolução da espécie.

Esse também é outro ponto de atenção que todo educador deve estar atento com relação aos seus alunos.

Como dizia a Professora Maria Montessori, doutora em psicologia da educação o fato da criança ser comportada não quer dizer que ela é educada, assim como as crianças mais travessas, são mal educadas.

Muitas vezes como educador, encontrei verdadeiros gênios que aparentemente estão fora da curva do comportamento.

Temos que respeitar o despertar da essência que existe dentro da criança, e isso acontece no tempo dela e não dos pais.

E quando estiver à mesa, pense antes de brigar com seu filho, você pode estar sendo observado por um educador.

 

 Sucesso e até a próxima.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário