22 de dezembro de 2015

UM AMBIENTE SAUDÁVEL É O SEGREDO PARA O SUCESSO DA SOCIEDADE


Olá! Amigo leitor.

Entendendo o papel de cada um no universo, criamos o equilíbrio necessário para o sucesso da sociedade, com isso, atingimos o objetivo da nação que é ser uma pátria educadora.

Na escola:

Temos consciência que quem faz o ambiente do sucesso ou fracasso é o homem, no caso da escola temos uma imensa diversidade de pessoas (alunos) interagindo entre si, e o professor tem a missão de ser esse intermediário e mantenedor do equilíbrio na sala de aula.

Para isso, ele tem que receber treinamento adequado, apoio da direção (não ver o aluno como cliente e sim como aprendiz em sala de aula), reciclagem com psicólogos (devido ao desgaste natural da profissão) e psicopedagogos (que assessoram no aprendizado dos alunos), afinal, o mundo está  dinâmico, agressivo e competitivo, diferente de décadas passadas.

Criar um ambiente cooperativo e colaborativo em sala de aula é um desafio constante e às vezes impossível, os alunos hoje em dia vêm para esta instituição com um desequilíbrio comportamental muito grande, não é culpa deles, e,sim da sociedade.

Na casa:

Hoje, o foco dos pais é preparar seus filhos para competir na sociedade, competir é saber ser esperto, passar por cima das pessoas, puxar o tapete sem sentir remorso, não ser bom com as pessoas, afinal, ninguém é bom com você, isso faz o instinto de autopreservação ficar muito aguçado e a pessoa agressiva .

Este tipo de comportamento faz com que sejamos mais técnicos e menos humanos com os sentimentos, o cérebro aparentemente não é mais treinado para ser ético e ter harmonia com tudo e com todos como no passado, este tipo de mensagem nos leva ao desequilíbrio da sociedade.

Precisamos mudar a postura da sociedade,  onde isso vai parar?

Na sociedade:

Precisamos criar um mundo com pessoas mais cooperativas e menos competitivas, precisamos cuidar mais do planeta e da sociedade plantando árvores frutíferas (neste quesito dou uma dica: de um tempo para cá, planto sementes das frutas que consumo em vasos que compro e com a germinação destas sementes faço doações para os parques da cidade de São Paulo, até mesmo tenho várias no meu prédio, durante um tempo fiz uma parceria com o Projeto Pomar eles ficavam maravilhados com a quantidade de árvores que foram doadas, na época eles me arrumavam a terra e os vasos, fiz também algumas palestras gratuitas para a frente de trabalho que era maravilhoso,  pessoas simples, mas de coração de ouro, tenho muita saudade desta época).

Quem me inspirou este trabalho foi meu avô Carlos, ele tinha uma mão extraordinária para cuidar das plantas, adorava passar as tardes das minhas férias escolares ajudando ele nesse trabalho.

Como vocês podem ver, a escola, a casa e a sociedade proporcionam o aprendizado para a aplicação da cidadania.

Pais,  professores e sociedade, me dirijo a vocês que constroem esse ambiente e questiono o que vocês tem feito com relação ao ambiente que vocês criam para seus filhos?

Pense nisso e aproveite a virada do ano para recriar o seu!

Até a próxima!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário