5 de dezembro de 2015

COMO DESENVOLVER O SUCESSO NA CABEÇA DO ALUNO


Olá! Amigo leitor.

 Começo esse textos fazendo uma reflexão profunda da minha experiência como professor  atuante a 28 anos maravilhosos, na educação de jovens.

É gratificante ver que aquele ser que acreditou, exercitou e aplicou o conhecimento que você dividiu com ele foi útil para o seu desenvolvimento, este é o papel do educador.

Um dos exemplos que eu sempre conto é de um aluno que havia passado por diversas escolas e não conseguia passar em uma determinada matéria, quando nos conhecemos ele estava muito decepcionado com ele mesmo, pois se sentia triste e não sabia como superar esta deficiência.

No inicio conversávamos muito e eu sempre lhe incentivava no começo de cada aula dizendo que ele iria passar naquela matéria, foi um grande aprendizado para ele, mas principalmente para mim, pois, vendo que cada aluno é um universo cheio de desafios, aquele aluno me mostrou o poder do foco em superar as dificuldades.

Outro aluno que me ensinou muito foi na época em que era instrutor de voo, este aluno quando se apresentou  ele estava muito desanimado com a carreira de piloto de avião, pois, ele comentou que passava mal durante o voo e vinha a vomitar e que se ele vomitasse no voo em que nós iríamos fazer ele desistiria da carreira.

Diante deste quadro que estava se apresentando, tive que criar um outro ambiente menos exigente e mais compreensivo, então tomei a seguinte decisão: Nós iríamos fazer um voo de passeio e se ele quisesse fazer alguma manobra prevista ele iria tomar a decisão e eu não iria intervir.

O voo teve a duração de 01:30h, na volta ele estava feliz,pois, havia entendido porque passava mal e superado seu desafio, foi muito gratificante este voo.

Outro aluno que tive que intervir foi no curso teórico, este aluno não havia passado na prova final de Piloto Comercial e me confidenciou que estava desistindo da carreira, então tive que ser enérgico com ele falei que se ele desistisse, este momento sempre viria átona na sua mente, o mais correto seria ele se matricular novamente e refazer o curso que ele tanto amava.

Hoje ele compõe a equipe de comandantes da Gol Linhas Aéreas.

Muitas vezes nós professores gostamos de ver nossos alunos tendo sucesso, gostamos de alunos inteligentes, que tenham muita facilidade em aprender, que não nos dão tanto trabalho, mas acredito que Deus em sua sabedoria nos prepara e envia aqueles alunos que necessitam de uma educação especial mais próxima.

Digo, próxima porque temos que ter maior dedicação com aquele ser, o trabalho vai ser mais detalhado, você vai buscar conhecer outros métodos de ensino para que aquele aluno tenha sucesso.

Todo professor aprende com cada aluno que a vida lhe dá, é realmente uma troca, afinal estamos na vida para evoluir e esse processo só ocorre com esta troca.

Muitas pessoas me questionam por que desisti da carreira de piloto de avião, na realidade eu nunca desisti, meu caminho é que foi mudando com o tempo, dentro do meio aeronáutico.

Entender a mudança do caminho não é fácil, mas analisando tudo que aconteceu comigo eu digo a todos que valeu a pena, Deus me utiliza para influenciar na vida de cada aluno que tive e os que ainda terei no futuro.

Amo muito a carreira de professor.

Até!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário