2 de abril de 2014

Vida e Carreira - Cada um deve administrar a sua e não a do outro

Outro dia ouvi a seguinte frase: TENHO QUE CUIDAR DA MINHA SAÚDE, PORQUE AS PESSOAS JÁ CUIDAM MUITO DA MINHA VIDA.
É realmente hilário pensar que existem pessoas que são “preocupadas com a vida do outro”, justificando que bisbilhotar a vida alheia, por falta do que fazer é demonstrar preocupação com a pessoa.
Até penso que a pessoa bisbilhotada é muito especial na vida da pessoa que gosta de bisbilhotar, verificando se ele ou ela esta bem ou não, hoje em dia a internet é uma excelente ferramenta para este tipo de pesquisa, como estamos conectados na rede mundial as “pessoas preocupadas” ficam pesquisando a vida alheia.
Se fosse uma empresa, essas pessoas aparentemente desocupadas poderiam trabalhar como auditoras que verificam a vida do outro se está “conforme” ou “não conforme”.
Já imaginou um departamento da vida alheia na empresa, com auditores especializados em fofoca, com certeza este departamento seria cheio de especialistas com graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e quem sabe “pós-doutorado”.
Fico abismado como existe este tipo de pessoa com esta postura, ela não sabe que poderia usar melhor sua energia no trabalho para se desenvolver e evoluir na SUA carreira!
Mas não, ela prefere usar a sua força para atrapalhar os que querem crescer na carreira, com isso é mais fácil criar uma fofoca ruim da pessoa correta do que ela arregaçar as mangas e trabalhar de verdade.
Infelizmente nós encontramos este tipo de pessoa em grande quantidade no mercado, a realidade é dura, mas temos que ser espertos e observar que quando estão próximos, devemos neutralizar a sua força de forma inteligente.
Chamando a sua atenção, você se tornará alvo, e a pessoa vendo que você é uma ameaça, começa a trabalhar ardilosamente para sua ruína, fazendo fofoca da sua pessoa, aumentado suas fraquezas para os outros colegas, bisbilhotando sua vida e como resultado, sua vida se tornará um inferno.
Muitas vezes utilizamos com essas pessoas a política da boa vizinhança, tendo jogo de cintura você terá o que quer, devemos ser estratégicos, sempre temos que ver a oportunidade de crescer e superar a fraqueza desta pessoa, que usa de subterfúgios para crescer na vida, com certeza lá na frente a vida fará seu ajuste com essa pessoa.
Já passei por estas situações muitas vezes e aprendi na raça como trabalhar com este tipo de pessoa mau caráter, de alguma forma me fez bem, pois, me fez estudar o comportamento humano, principalmente sobre a inveja, com isso evoluí e hoje ensino meus alunos a não passarem pelo que passei.
Entendi que os verdadeiros profissionais de sucesso do mercado devem administrar suas carreiras como um produto, que servira no mercado por pelo menos 35 ou 40 anos, com isso, deve estar se aprimorando constantemente, buscando novas formas de fazer o seu trabalho, inovando sua vida pessoal e profissional, estar também ligado a seus familiares ajudando seus filhos com sua experiência para que eles cresçam mais e melhores, não precisando passar pelo que você passou.

Sucesso e até breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário