15 de março de 2014

Sua rede de contato é eficiente?

Olá, caro leitor!
Estamos novamente neste mês iniciando uma nova jornada pela busca do autoconhecimento e crescimento profissional. A mudança do comportamento das pessoas no planeta hoje em dia está muito rápida, e vamos ter que nos adaptar para vencer.
Entender como as pessoas estão se relacionando umas com as outras é um processo de observação constante, e temos que ter a sabedoria para aproveitar cada oportunidade, pois, ganhamos mais credibilidade no mercado com uma rede de contatos forte e eficiente.
Uma pergunta que eu faço todos os dias para meus alunos e replico a você:  Qual o perfil que uma pessoa de sucesso tem que ter para vencer os obstáculos atuais e crescer profissionalmente?
Todos já devem ter pensado sobre o seu lado profissional e questionado como alguns profissionais crescem e outros aparentemente param de crescer, parece que alguns são os “escolhidos” e outros renegados às periferias do mundo do trabalho.
Os profissionais de sucesso, hoje em dia constroem uma rede de contatos forte para apoiá-los nos momentos mais críticos de suas carreiras.
Lembramos que todo ser humano é um ser gregário, ou seja, ele vive com outros seres humanos e interage com eles, aí a ideia de rede de contatos.
Podemos iniciar a construção da rede a partir dos nossos parentes dentro de casa, na escola, no trabalho, colegas de balada, pessoas que conhecemos no dia a dia e ir aumentando a cada dia, agregando as pessoas você se sente mais amparado.
Conviver com estas diferenças é uma habilidade que temos que desenvolver, não é fácil aceitar, tem que sair da zona de conforto, e, isso nos incomoda, pois, foge da educação que recebemos e temos que respeitar o outro como ele é.
Algumas pessoas do meu convívio gostam de mostrar para os outros o grande número de pessoas da sua rede. Eu lhes pergunto: Essa rede será eficiente quando ele precisar?
Construí minha rede com pessoas que tem o mesmo perfil que o meu, que não darão para trás quando eu solicitar a sua ajuda, da mesma forma que quando eles solicitam o meu serviço eu sempre os apoios.
É muito desagradável quando descobrimos que aquele “colega” usou da sua boa vontade para algum benefício próprio e quando você pediu sua ajuda ele virou as costas.
Hoje em dia eu sou bem seletivo em relação às pessoas, afinal, a vida não é uma escola?
Com certeza, já me decepcionei muito com as pessoas, mas foi desta forma que aprendi a separar o joio do trigo, este aprendizado que a vida nos ensina é gratuito, mas de grande valor.

 Sucesso e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário