9 de janeiro de 2015

Bullying



Olá, caro Leitor!

Iniciaremos este texto falando de um assunto delicado, mas em voga no mundo todo, afinal é inerente ao instinto de autopreservação do ser humano, que ainda hoje reage ao ambiente hostil e competitivo de forma agressiva.
Ao longo do desenvolvimento do texto quero levar o leitor a refletir sobre uma forma de tirar vantagem e ver o lado positivo do Bullying.

Você pode até estar se perguntando, será que existe um lado positivo do Bullying?


Sei que muitas crianças na escola sofreram ou sofrem bastante ou mesmo o adulto no trabalho pode passar por essa experiência desagradável, mas será que ele sabe lidar com a situação e tirar proveito sobre este comportamento humano?
Para facilitar o entendimento, vamos analisar de fora do problema e identificar o que leva uma pessoa a sofrer com essa prática.
Vou utilizar para este estudo as ferramentas SWOT e a Janela do Johari, iremos também desmembrar o problema identificando a causa raiz, compreendendo com isso a problemática, ficando mais fácil de corrigi-lo ou até mesmo saber lidar com ele.
A primeira coisa a ser entendida é sobre a postura que você deve ter quando você sofre o bullying.
Faça uma análise através de perguntas para você mesmo.
O que as pessoas identificaram em você, que tira você do padrão normal reconhecido pela sociedade?
Por que o seu comportamento, sua inteligência, seu físico ou mesmo sua postura perante a vida incomoda tanto?
Lembre-se, cada caso é um caso, mas vamos dar um exemplo de pessoas inteligentes demais que tem um comportamento diferente com relação aos colegas, sempre tirando notas altas, respondendo todas as perguntas feitas pelo professor, e as pessoas da sua classe movidas pelo sentimento de inveja começam a rezar para a pessoa em questão errar ou mesmo tirar uma nota baixa em alguma prova.
ANÁLISE: Temos neste exemplo um comportamento chave: muita inteligência de uma pessoa a leva a ser reconhecida pela sociedade, mas desperta a inveja e competitividade de outra pessoa.
A pessoa que sofre o bullying não percebe que seus colegas o admiram, mas para eles é muito duro saber que existe alguém mais inteligente que eles, então eles tendem a fazer mais provocações na tentativa de tirar a pessoa do sério e com isso provocar algum erro, usando o isolamento para a pessoa perder a segurança do status do reconhecimento, usam de punição no recreio da escola e por aí vai, usam uma incrível criatividade para o lado do mal.
Esse tipo de comportamento poderia ser facilmente respondido por Sigmund Freud, ele, com certeza, iria nos mostrar que existe EROS (o lado positivo das pessoas) e TÂNATOS (o lado negativo das pessoas).
Faça um exercício com você mesmo, relembre qual foi o sentimento que você teve ao ver o sucesso de um colega?
Primeiramente você pensou se a pessoa merece o sucesso alcançado, após você verificou os prós e contras do sucesso dela em relação a você, na sequência, dependendo do momento, como está a relação pessoal desta pessoa com a sociedade familiar ou profissional, se você percebeu que ela pode usar esse novo poder contra você, você começar a criar um marketing negativo com relação a ela envolvendo o maior número de pessoas.
Com certeza seus sentimentos variaram entre EROS e TÂNATOS, lembre-se que você é um ser humano, seus sentimentos modificam conforme o momento e a pessoa, tudo isso é natural.
Agora se você quiser eliminar o bullying como no exemplo mostrado, utilize sua sabedoria e coloque sua inteligência a favor da sociedade (no caso os colegas de classe) ajudando-os a se desenvolverem, deixando espaço para eles brilharem, ficando mais calado, você não precisa se expor tanto, deixe de ser tão competitivo, com essa nova postura você terá a paz tão almejada.
Com relação aos outros tipos de bullying, faça a mesma análise, estratificando o problema, você chega a causa raiz, chegando a causa raiz você entende o problema e corrige sua caminhada.
A caminhada não é fácil, já passei pela experiência do bullying e também da depressão, mas essa foi uma grande oportunidade que a vida me deu para estudar, pesquisar e ajudar pessoas a superarem seus desafios na vida.
A todos que me fizeram passar pelo bullying sou grato, vocês me mostraram o quanto sou forte e útil à sociedade.

Sucesso a todos e até a próxima.
 
 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário