8 de dezembro de 2013

Motivação não vem de dentro?


Outro dia estava visitando uma escola para divulgar meus trabalhos educacionais em motivação no trabalho, e ao conversar com a funcionária da secretaria sobre a possibilidade de fazer uma palestra a mesma me olhou de forma desdenhada e me disse: será que uma pessoa precisa de uma palestra para ter motivação ?

Aí veio a frase que sempre ouvi: MOTIVAÇÃO NÃO VEM DE DENTRO?

No começo da minha carreira de educador corporativo olhava para  a pessoa e ficava quieto, não por falta de argumento, mas como estava aprendendo a divulgar o meu novo trabalho, tirava proveito para observar a postura da pessoa que argumentava com essa pergunta.

Como ele ou ela estava arrumado(a), como se comportava no ambiente de trabalho, se ainda tinham aquele brilho nos olhos das pessoas que querem conquistar o mundo, de ganhar dinheiro, de criar um novo mundo com seu esforço.

Hoje em dia acredito que as pessoas precisam ser treinadas em motivação, e esse treinamento começa em casa.

Já imaginou um treinamento motivacional que começaria em casa?

Os pais tem que voltar a sonhar com o futuro dos seus filhos criando metas e objetivos para eles, motivá-los nos estudos diários da escola direcionar o desenvolvimento pessoal e as notas das provas são excelentes indicadores de performance,  ter disciplina com o horário de entrada e saída nos ensina a respeitar nosso horários de trabalho, respeito ao próximo no caso aos colegas, professores, inspetores de pátio e diretoria, tudo isso nos ensinará a termos um excelente relacionamento interpessoal.

Se fizermos uma comparação com a vida profissional nas empresas, desde pequenos na escola fomos treinados para produzir,  trabalhar e nos relacionarmos com pessoas.

Voltando para o nosso papo com a devida funcionária, a mesma não acreditava na possibilidade de que a palestra fosse autorizada naquela escola, pois a diretora não iria investir em algo que não acreditasse.

Vi com meus próprios olhos o quanto o treinamento da motivação pessoal e profissional daquela funcionária estavam tão deficitários, devido a não acreditar em algo que temos interiormente, mas que para se manifestar  temos que desenvolver no dia a dia, com muito treinamento.

Será mesmo que as pessoas acreditam no que falam? No que estão fazendo com suas vidas? Como podem ter certeza de que estão construindo um futuro promissor para si e para seus filhos?

A devida funcionária estava antecipando a resposta da diretora, pois a conhecia há muito tempo e sabia sua forma de pensar.

Esta postura me fez refletir: como uma pessoa que trabalha em uma instituição escolar, que tem a função de preparar um ser humano para o futuro, não vê que tem à sua frente a possibilidade de inovar e não aproveita.

Percebi que ela, assim como milhares de pessoas, não são preparadas para ver oportunidades e sim produzir e não questionar.

Pensar na melhoria é algo que não faz parte do seu trabalho, ela não é paga para pensar ou ver oportunidades.

Com certeza ela não é culpada de pensar e agir desta forma, ela é sim, reflexo da gestão  que existe hoje em dia.

Mas isso é tema do nosso próximo encontro.

Com relação a palestra na escola, estou esperando até hoje...



Nenhum comentário:

Postar um comentário